Empresa brasileira quer ‘Tesla híbrido’ por R$ 150 mil no mercado nacional

Lecar planeja lançar carro híbrido 459 em 2026 com fábrica no Espírito Santo
Foto: Divulgação

Lecar planeja lançar carro híbrido 459 em 2026 com fábrica no Espírito Santo

A Lecar é uma empresa brasileira que tem como objetivo vender carros eletrificados de baixo custo. A ideia inicial era produzir modelos 100% elétricos, mas agora a empresa já trabalha com a ideia de híbridos.

De acordo com a publicação da revista Quatro Rodas, a empresa “apresentou recentemente o visual do primeiro veículo, detalhou seus dados mecânicos e anunciou a construção de uma fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, cerca de 120 quilômetros da capital Vitória”.

Segundo a reportagem, a inauguração está “prevista para 2026”. O local teria capacidade para produzir “120 mil carros por ano”, gerando cerca de “1.500 empregos diretos” e outros “3.000 indiretos ou terceirizados”.

A ideia dessa fábrica em Sooretama é essencial para que o projeto dê certo”, afirmou o responsável. Segundo ele, “o local fica a apenas 25 km do aeroporto de Linhares e a aproximadamente 100 km do Porto de Espírito Santo, um dos maiores do Brasil”

A empresa ainda precisa definir como será feito o financiamento, “como os gigantes feitos em acordo com o BNDES”.

O modelo “459”, híbrido, seria o “primeiro modelo 100% nacional”. No projeto, ele terá conjunto parecido com o que era construído no BMW i3 – “um motor elétrico alimentado por um flex”, portanto sem chance de parada por falta de bateria.

O motor flex em questão será o “1.0 turbo de três cilindros” da Horse – empresa de motores criada por Renault e Geely -, portanto muito próximo do que conhecemos na linha Kardian.

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“Posicionado de forma longitudinal na dianteira, esse motor não vai tracionar o carro, mas acionar um WEG (gerador) de 50 kW”, que alimentará o motor elétrico traseiro de 163 cv e 26,3 kgfm de torque.

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A bateria prometida possui “18,4 kWh” (e deverá ser fornecida pela Winston). Ela poderia proporcionar autonomia combinada de “1.000 quilômetros” e ainda permitir rodagem de aproximadamente “100 km” no modo 100% elétrico.

A única forma de recarregamento seria exatamente o motor 1.0 a combustão. Em outras palavras, nada de plug-in.

A Lecar também planeja lançar, mais adiante, uma versão “100% elétrica do 459”. Trata-se de um sedã cupê com 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,52 m de altura e com 2,70 m de entre-eixos, pesando 1.396 quilos e com porta-malas de 530 litros.

Ele deverá ser equipado com “pacote ADAS” e com uma série de recursos atuais do mercado de automóveis, sem deixar de fugir da ideia de preço: R$ 150 mil. Por enquanto, só há “imagens externas”.

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