Picape deve servir de base para modelo da Kia e da Hyundai. A ideia é que o grupo coreano conquiste maior mercado nos EUA
Que o Cybertruck se tornou referência entre as picapes elétricas, isso não tem como negar. A escola Elon Musk começa a formar seguidores, detratores e influenciadores.
Pensando dessa forma, vários fabricantes começaram a se inspirar pelos “aspectos da picape 100% elétrica”. Um exemplo disso pode ser visto nessa possível amostra de como seria uma picape desenvolvida com base no Creta.
De acordo com uma “fonte da própria Hyundai”, um Cybertruck Tesla foi analisado na sede da empresa na Coreia do Sul. Além disso, foi especulado que a primeira picape elétrica full size da Hyundai terá um sistema elétrico de 800 volts, o mesmo do Hyundai Ioniq 5.
Vale ressaltar que “Kia e Hyundai, com sua marca alemã”, detêm mais de 10% do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos, superando as demais empresas de automóveis, exceto “a Tesla”.
“Os coreanos estão cientes de que precisam de uma utilitária de sucesso para complementar a gama nos Estados Unidos”, afirmou o porta-voz da Hyundai. O Hyundai Santa Cruz, por exemplo, foi um dos modelos mais vendidos, com um total de 36.000 unidades comercializadas.
Por isso, a Kia está acelerando o desenvolvimento da “Tasman”, uma caminhonete média com carroceria que concorre com a Ford Ranger. A empresa espera que este modelo tenha uma variante com a marca da Hyundai, com um design que pode ser distinto.
No entanto, a Hyundai anunciou algo ainda mais grandioso: uma picape elétrica em tamanho real para competir com o “Tesla Cybertruck” e o “Ford F-150 Lightning”. O sucesso nestes segmentos garantirá o futuro da empresa nos Estados Unidos.
Os coreanos querem que a picape ofereça “mais de 500 km de autonomia” e que tenha uma capacidade para levar “4 toneladas”, o que não é possível com a tecnologia atual. A empresa também foi atraída por uma série de fabricantes de extensor de autonomia no Salão do Automóvel de Pequim.
Isso explica por que a Hyundai também está considerando uma configuração de extensor de autonomia semelhante ao da RAM 1500 Ramcharger, que mantém uma autonomia combinada (bateria mais combustível) de 1.110 km.